sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Mãos que leem

Está criada a primeira biblioteca em braille


Um projeto inédito no país disponibiliza, a partir deste mês, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Instituto Politécnico de Leiria, a nova biblioteca em braille. Arranca com 30 títulos mas deve atingir os 60 até ao final do ano. 
Célia Sousa, docente e investigadora é a mentora do projeto que, como outros que tem levado a terreno, tem como objetivo o aperfeiçoamento das acessibilidades para deficientes. 
"Com o projeto Mãos que leem queremos fazer a diferença não só para que  a população em geral se ponha no lugar da pessoa com deficiência, mas essencialmente para que este público possa ter acesso às mesmas opções culturais", explicou a docente.
Cada livro, traduzido para braille por um programa informático específico, pode demorar mais de 20 horas a preparar. Depois tem a impressão em papel especial. Se for uma obra infantil, demora mais tempo e fica mais caro, por causa das imagens.

in Jornal de Notícias, 25 de janeiro de 2017

Unsolved Mystery...


Terceiro e último chá, servido em inglês, para uma das maiores turmas da escola, o 8ºB.  A sala polivalente da biblioteca quase se fez pequena, no entanto, o saber estar e o saber participar da turma contribuíram para um momento de aprendizagem e convívio muito agradável.


Unsolved Mystery...


Choose the correct option:


1    The original house belonged to…

a)      a strange man.         b )a lady.                              c) a youngish couple


2    While Jeremy was watching TV, he hears…

a)      a mysterious voice. b) his mother.                              c) thephobe.


3     Jeremy finds out more about…

a)      Rachel.                         b) «Menina Carminho»            c) Portugal.


4   Jeremy and Rachel have to go to the … to look for answers.

a)      pantry                          b) vineyard                        c) woods


5    Later in the woods, Rachel…

a)      feels scared              b) breaks an ankle          c) finds something


6     «MeninaCarminho» was murdered by…

a)      the Duke.                   b) her boyfriend               c) her uncle


7      Jeremy and Rachel get help from…

a)      the police.                 b) the local  press           c) Jeremy’s mum.


8       The story ends with a message from…

a)      the hotel.                   b) Rachel.                      c) «MeninaCarminho»


9      «MeninaCarminho’s» story…

a)      remains a secret.    b) is published                   c) is forgotten.


The Canterville Ghost

 A segunda sessão do "Five o'clock tea" envolveu o 7ºG, que leu o conto "The Canterville Ghost", de Oscar Wilde, e preparou-se para responder da melhor forma ao questionário elaborado pela professora de inglês. Não sabemos se o fantasma partilhou o chá ou não... se sim, ninguém o viu!










Dr. Pedro Soares, um deputado da Assembleia da República

Por impossibilidade da deputada convidada, o debate previsto para a segunda-feira passada não se realizou. Para compensar, na próxima segunda-feira, 30 de janeiro, vem à escola o deputado Pedro Soares para um encontro com os alunos envolvidos no Parlamento Jovem 2017.





Parlamento Jovem - Deputadas eleitas





quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Sessão escolar do Parlamento dos Jovens


De acordo com os resultados das eleições realizadas na sexta-feira passada, nasceu a lista dos deputados eleitos à Sessão Escolar, que se realizou hoje, no auditório, presidida pelo professor Carlos Alberto Costa. Os deputados presentes envolveram-se de forma muito assertiva no debate sobre as diferentes propostas das listas relativamente a  alterações à Constituição.

 Deputados Eleitos à sessão escolar




terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Pequenos leitores

Tinham estado na EBCV ontem para ver um filme, hoje voltaram à procura de livros novos e com a promessa de uma história contada pela professora. Ouvir contar histórias é, de uma forma geral, um momento mágico para as crianças e, verdade seja dita, para quem as conta também. 




Voltem sempre. Os irmãos, os primos e os vizinhos destes pequenos alunos, que frequentam a escola no 2º e 3º ciclo, apreciam muito estas visitas:)

Pequenos cinéfilos

Foi ontem que um grupo de crianças do Jardim de Infância de S. João solicitou à EBCV a utilização das suas instalações e à biblioteca a sugestão de um filme. Depois de já terem assistido a " O balão vermelho", recomendado pelo PNC (Plano Nacional de cinema), desta vez tiveram o primeiro contacto com uma produção de Tim Burton, "Coraline". Trata-se de um filme em stop-motion, baseado no livro com o mesmo nome (de Neil Gaima ).



O que conta o filme?

Coraline Jones está entediada na sua nova casa, até que encontra uma porta secreta e descobre uma versão alternativa de sua própria vida do outro lado. Aparentemente esta realidade paralela é muito similar à sua vida e às pessoas com quem convive — só que é muito melhor. Quando este mundo aparentemente perfeito fica perigoso e seus pais alternativos tentam aprisioná-la para sempre, Coraline terá que contar com sua habilidade, determinação e bravura para escapar deste mundo cada vez mais arriscado — e salvar sua família. 


"True love"

"True love" é o título do livro oferta do manual de 9º ano. Foi a partir da exploração deste pequeno livro que as professoras de inglês montaram  a atividade que introduziu  o "Two o'clock tea" uma vez que a turma do 9.º D tomou o seu chá inglês, falou em inglês e discutiu sobre um livro escrito em inglês, na biblioteca, entre as 14.00h e as 15.30h. Foi um momento de descontraída aprendizagem do vocabulário mas também da etiqueta e de alguns aspetos importantes dos costumes britânicos.



Se são de 9º ano e tem acesso ao livro podem tentar resolver uma das atividades propostas:


TRUE OR FALSE?

1 – The story is told by Joe.
a)     True
b)    False


2 – Joe is a computer programmer.
a)     True
b)    False


3 – Milton wasn’t single.
a)     True
b)    False


4 – Milton wanted the computer to help him find true love.
          a)  True
          b)  False


5 – The computer couldn’t reach the data banks of every human being in  
the world.
       a)  True
       b)  False


 6 – The computer started by eliminating all men first.
          a)  True
          b)  False  


 7 – Milton liked red hair.
          a)  True
          b)  False


 8 – Milton’s first date wasn’t a success.
          a)  True
          b)  False



 9 – Milton was arrested for something that had taken place ten years
before.
          a)  True
          b)  False



10 – The computer is in love with Charity.
          a)  True
          b)  False


How many hit?


Amanhã, será a vez do 7º G usufuir de um momento semelhante.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Five o'clock tea


Five o'clock tea é o título escolhido para a atividade que irá decorrer na biblioteca, nos dias 24, 25 e 26 da próxima semana. Serão três momentos de conversação, em inglês, sobre três obras lidas, previamente,  nas aulas de inglês: "True love", "Unsolved mystery" e " The Canterville Ghost". 

The only language allowed will be English !


Parlamento Jovem 2017 - Debate


A Drª Palmira Maciel é a deputada convidada para o debate a realizar na segunda-feira, 23 de janeiro,  no auditório da Escola Básica Caldas de Vizela. Vão assistir e participar os alunos que integraram as listas que foram a votação.

Tomem a palavra !

Esta 1ª fase do processo, a nível de escola, termina  no dia 25 de janeiro de 2017, com a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola (máximo de 3 medidas sobre o tema proposto) e a eleição dos deputados que vão representar a Escola na sessão distrital.

Educar para a cidadania - Parlamento dos Jovens 2017

Foi com entusiasmo que os alunos viveram a última semana, absorvidos pelo apelo de participação nas eleições no âmbito do Parlamento Jovem 2017, que, este ano, para o Ensino Básico, tem como tema "A Constituição". Ontem, foram a votos oito listas, tendo-se registado muito boa afluência à mesa de voto, presidida pelo  coordenador de todo o processo, o professor Carlos Alberto Costa. 






A propósito, conhecem a última Constituição Portuguesa? Consultem-na aqui.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

821 - Literatura - Novidades

Para os alunos mais velhos, os docentes, os não docentes e pais:







por onde começar?...

Banda Desenhada - ZITS

Para quem gosta do género.







Divirtam-se !

82-93 - Há livros novos na Biblioteca

Há livros novos na Biblioteca. Queres vir procurá-los?










... e boas leituras!



E tu? Acreditas no poder dos livros?

Quem lê, acredita no poder dos livros. É o caso, entre outros, dos alunos que participaram nos concursos de leitura. Estes leitores receberam os merecidos prémios na segunda-feira passada, numa pequena cerimónia em que estiveram presentes os respetivos pais. Na maioria dos casos, os hábitos de leitura nascem na família e vão-se mantendo ao longo da vida, de acordo com a disponibilidade de tempo e  a disponibilidade financeira para aceder aos livros/suportes de leitura. Os pais referiram como um importante fator inibidor da promoção da leitura o preço dos livros. Embora tenhamos que aceitar o argumento, que não é absolutamente falso, lembramos que as bibliotecas estão aqui para resolver este problema. Apareçam, tragam sugestões!



Sobre o poder dos livros, responderam alguns dos alunos concorrentes, na última questão da prova que resolveram:

"Um livro tem poder. Não é um BUM de pura "magia" mas pode-nos mudar  pontos de vista. Com eles aprendemos de muitas maneiras, recolhendo  a informação que nos dá poder." (Rui Jorge Oliveira)"

" Um livro tem o poder de nos fazer viver diferentes personagens. Ler ajuda-nos a espairecer a cabeça e a aliviar o stress"(Lucas Pinto)

"Acredito no poder dos livros porque todos os livros têm o outro lado, algo que não conseguimos explicar, algo mágico, que nos faz viver a vida  de alguém que não somos nós." (Rui Jorge Silva)


Repararam?



É que um fator muito positivo, este ano, foi a percentagem de participação de leitores masculinos. Esteve acima da média. Boas notícias!


Continuem a ler rapazes e raparigas:)

domingo, 15 de janeiro de 2017

"Desafia a tua mente" muda de visual

"Desafia a tua mente" é uma atividade que tem como grande objetivo trazer a matemática de visita à Biblioteca. É dinamizada pelo grupo de matemática e conta com a colaboração da equipa da biblioteca.
Decidiu-se que a entrada de um ano novo seria  um bom momento para melhorar o visual, no entanto, mantém-se  o modo de funcionamento a que os participantes assíduos estão habituados.

Este é o 3.º desafio do ano letivo em curso. Espreitem e tentem resolver! 



sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Concursos de leitura

Esta semana que está prestes a terminar foi muito especial para a biblioteca porque a leitura foi motivo de reunião de alguns alunos do 2.º ciclo e do 3.º ciclo, durante a participação nos dois concursos de leitura, anunciados desde novembro de 2016.





Três livros serviram de alicerce aos dois concursos: "Missão impossível" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, no caso do 2.º ciclo; "O livro misterioso" de Margarida Fonseca Santos e "O Teorema de Katherine" de John Green no caso do 3.º ciclo.

 Enquanto os alunos do 5.º e 6.º anos ficam por aqui, os três melhores leitores do 3.º ciclo avançam para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Leitura, a realizar lá para abril, numa Biblioteca Municipal do distrito de Braga, ainda a definir.

Os três melhores leitores do 2.º ciclo foram: Rodrigo Mendes, do 5.ºD; Bárbara Ferreira, do 6.º B e Pedro Manuel Oliveira, do 5.ºG.

Quanto ao 3.º ciclo, revelaram-se como melhores leitores: Rui Jorge Oliveira, do 9.ºB; Beatriz Sofia Pinto, do 9.º A; e Beatriz Costa, do 7.º B.

A entrega dos prémios, no valor de 25€ para o 2.º ciclo e de 50€ para o 3.º ciclo, está marcada para a próxima segunda-feira, às 18.00h, aqui, na casa dos livros. Na cerimónia simbólica contamos com a presença dos pais.

Até lá!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

O homem que revolucionou a vida


 Para além do seu impacto social e ideológico, A Origem das Espécies teve, e continua a ter, um efeito decisivo no desenvolvimento de todos os campos científicos. No essencial revelou ser a explicação mais plausível para o mecanismo da diversidade biológica, levando a um salto qualitativo no estudo da Natureza.

Na biblioteca:)

Parlamento dos Jovens 2017


 APRESENTAÇÃO DE LISTAS ATÉ 16 DE JANEIRO

Está aberto o processo para debate do tema proposto para este ano.




Participem!

2017 - Percursos e desafios

Ainda não vai longe o momento de  consultar o relógio minuto a minuto à espera da passagem para um ano novo. O que é que irá mudar? Porventura nada mudará mas não desistimos de viver com alegria aquele pequeno espaço de tempo em que se cruzam percursos feitos com percursos a fazer. São postos na balança os  desafios cumpridos e os desafios falhados. Registam-se os resultados e sonham-se outros percursos, outros desafios. Porque é preciso saber o que fazer do tempo que não espera por nós.
Como biblioteca de uma escola, o nosso caminho é o mesmo dos nossos leitores.  Temos as palavras, as ideias, as imagens  e as emoções de que precisam para entender a realidade, e para a sonhar também. O grande desafio será não  os perder de vista nas encruzilhadas que todos os caminhos têm. Os leitores estão a mudar, assim como as formas de ler. Estarmos alerta e muito atentos é desafio bastante para 2017.

Contem connosco!
Leiam muito!