terça-feira, 29 de maio de 2018

Todos juntos podemos ler... "A girafa que comia estrelas"


A pensar numa forma diferente de ler uma obra da Educação literária, no caso, A Girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa, a turma 2.º B da Escola Básica da Devesinha trabalhou bastante até chegar ao resultado que a seguir se apresenta.
Vamos ler, então !




 

E vitória, vitória...acabou-se a história:)

Sarau Cultural





Estão convidados alunos, pais e encarregados de educação, comunidade em geral.

Bem-vindos:)


domingo, 27 de maio de 2018

Distrair ou concentrar?

A leitura não deve "distrair-nos", mas antes "concentrar-nos"; não deve fazer-nos esquecer uma vida sem sentido e aturdir-nos com uma ilusória consolação, mas, pelo contrário, deve concorrer para dar à nossa vida um significado sempre mais alto e mais pleno.

Hermann Hesse



Fonte da imagem: http://terradecarol.blogspot.pt


Vale a pena pensar nisto!
Boas leituras:)

Resultados do 6.º e último Desafia a tua Mente

Já foram publicados os resultados o 6.º e último Desafia a tua mente, um concurso de participação livre, que por seis vezes, ao longo de um ano letivo que se aproxima do seu terminus, foi pondo à prova a capacidade de resolução de problemas e enigmas.




Uma outra forma de ler, não menos importante:)



quinta-feira, 24 de maio de 2018

"Os brutos também amam"

... mais conhecido por Shane




Data de lançamento 1954 (1h 58min)
Direção: 
Gênero Faroeste
Nacionalidade EUA
Um dos grandes clássicos do cinema americano. O filme é uma emocionante fábula sobre o Bem e o Mal, na qual Shane é o padrão pelo qual são comparados os pistoleiros solitários do velho western americano com os cavaleiros medievais do continente europeu. Destaques para a fotografia em Technicolor de Loyal Griggs, o tema musical de Victor Young, o confronto entre o herói Allan Ladd e o vilão Jack Palance no saloon. O menino Brandon De Wilde  interpreta um dos mais tocantes personagens infantis do cinema.

Amanhã, no auditório da Escola Básica, a partir das 21 horas.

XII Concurso Nacional de Leitura

As curvas e contra curvas para chegar à Póvoa de Lanhoso, onde decorreu a sessão intermunicipal, ontem 23 de maio, não afetaram as prestações dos alunos selecionados. Referimo-nos, sobretudo, aos que subiram ao palco para as provas de leitura, argumentação e improviso. Excelentes!
São crianças e jovens que provaram manter viva a capacidade de sonhar. Provaram ainda que sabem sonhar com os pés bem assentes num mundo cheio de problemas que urge resolver. Excelentes!
Se dúvidas houvesse, quem assistiu, teve a certeza de que a importância da leitura está muito para além da aquisição de conhecimentos. É essencial na formação de mentes livres, capazes de reflexão independente, atentas ao que está bem e ao que está mal. Mentes capazes de abraçar um mundo de diferenças a respeitar, de injustiças a corrigir, de problemas a resolver.


Parabéns à organização,
Parabéns aos leitores participantes :)

domingo, 20 de maio de 2018

Mais leitura

Na próxima 4ª feira, 23 de maio, o Agrupamento de Escolas de Caldas de Vizela, será muito bem representado, na fase intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura, pela Maria João Machado, do 4.ºB da EB de Lagoas e a Francisca Carvalho, do 5.ºA, da Escola Básica Caldas de Vizela.

A Maria João está a preparar a obra Um tubarão na banheira
A Francisca responderá pela obra A família que não cabia dentro de casa

Mais uma festa da Leitura!




Vamos lá estar com as duas!
Boa sorte:)

Feira do Livro em Vizela

Está a decorrer a Feira do Livro de Vizela, hoje, 20 de maio, com a participação dos alunos dos 6.º A e 6.ºB, que participaram nas Curtas Poéticas sobre VIZELA (pelas 16:00horas). A arte dos elementos do CACRE ( Clube de Artes Expressivas), da Escola Básica Caldas de Vizela, será partilhada com a comunidade (pelas 17:00horas).

Apareçam!


Boas leituras:)

quinta-feira, 17 de maio de 2018

domingo, 13 de maio de 2018

LER para quê?


« Leio para aumentar o meu coração e não para ter o gosto de contemplar como as regras de gramática se cumprem uma vez mais nas páginas do livro. »

José Ortega y Gasset

Revistas do teu interesse




Boa leitura :)

terça-feira, 8 de maio de 2018

Todos juntos podemos LER

Já noticiamos a criação da pequena antologia de poemas dedicados à mãe. Hoje, trazemos notícias sobre a partilha da obra, elaborada pelos alunos finalistas do 9.ºano do Agrupamento, junto dos colegas mais novos (1.º ciclo), igualmente empenhados na produção de mensagens de carinho dirigidas à MÃE. Neste caso, referimo-nos à turma do 3.º e 4.º ano da EB de Lagoas.





Dada a delicia do tema, nada como levar o "Mãe" até uma pastelaria da comunidade, onde foi apresentado como qualquer outra iguaria.




Bom apetite :)

domingo, 6 de maio de 2018

"Mães são flores" - notícia


Decorreu entre 2 e 4 de maio, no espaço interior e exterior da biblioteca a feirinha de flores, poemas e emoções a que se deu o nome de Mães são flores.
Tratou-se de uma estratégia de marketing da Biblioteca ao mesmo tempo que se deu a conhecer a antologia de poemas dos alunos do 9.ºano, Mãe, cuja publicação só foi possível com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Caldas de Vizela.
Foi a mesma Associação que ofereceu um vaso a cada turma. O objetivo, para além de enfeitar o jardim da biblioteca, foi treinar o sentido de responsabilidade, a partir  do simples cuidar das plantas,  mantendo-as vivas e de saúde.
Mães, flores e poesia... a combinação revelou-se muito feliz :)



Todos juntos podemos escrever





Fonte da imagem: Casa.Com.Bebé.com


Para além do 9.ºano, o  desafio de escrever poesia foi lançado a outras turmas, no âmbito do projeto "Todos juntos podemos escrever". 
O tema foi o mesmo: "A mãe".

     6.ºB     6.ºD       6.ºE     7.ºA     7.ºB      7.ºG        8ºA,B,C      8.ºE

Boas leituras:)

"Mãe"

                             
(clicar)  Mãe


Pintura selecionada para a capa do livro "Mãe".

Autor:José Duarte Oliveira Ribeiro - 9.º ano

Esta pequena antologia resultou da oficina de escrita poética: Na poesia nada se perde tudo se transforma. Inspirados por uma seleção de poemas de autores portugueses, os finalistas de 9.º ano criaram os seus poemas dedicados às "suas" mães.

Seria muito difícil publicar um livro físico com todos os poemas produzidos, mas ficam aqui as palavras e emoções produzidas por todas as turmas. É só clicar...


9.ºA    9.ºB     9.ºC    9.ºD     9.ºE


Boa leitura:)

Que o dia da Mãe tenha sido feliz para muitas mulheres:)