Rapariga jovem em momento de leitura na praia, por Pablo Picasso
Uns mais do que outros, mas muitos, sem dúvida, aproveitamos as férias para pegar em livros que não conseguimos ler durante o ano, por falta de tempo; por falta de predisposição para; por recurso preferencial a opções mais rápidas e imediatas de leitura, nomeadamente através dos suportes digitais. O digital tem vindo a entrar nas rotinas de todos, inclusive nas rotinas de leitura, neste registo de acesso utilitário, prático, fragmentado, fácil e facilitador. No entanto, para muitos, férias não são férias se a mala não levar um ou dois livros em papel porque eles fazem parte do pacote de prazeres do "fare niente".
Ler no papel ou no digital é aliás uma questão que se vem colocando aos educadores e estudos recentes têm concluído que a leitura em papel permite uma aprendizagem mais eficaz. Porquê?
"Quando usam os média, os utilizadores esperam interações mais rápidas, com "gratificação" imediata, pelo que terão mais dificuldade em envolver-se e manter a atenção..." dizem os especialistas. (Revista Teste Saúde junho/julho 2019)
Mas não vamos por aqui, a escola vai ficar para trás, VAMOS DE FÉRIAS!
Finalmente vamos ter tempo para LER, em papel ou no digital. Vamos ter tempo para gozar O PRAZER DE LER:)
Boas férias:) BOAS LEITURAS!