quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

E tu? Acreditas no poder dos livros?

Quem lê, acredita no poder dos livros. É o caso, entre outros, dos alunos que participaram nos concursos de leitura. Estes leitores receberam os merecidos prémios na segunda-feira passada, numa pequena cerimónia em que estiveram presentes os respetivos pais. Na maioria dos casos, os hábitos de leitura nascem na família e vão-se mantendo ao longo da vida, de acordo com a disponibilidade de tempo e  a disponibilidade financeira para aceder aos livros/suportes de leitura. Os pais referiram como um importante fator inibidor da promoção da leitura o preço dos livros. Embora tenhamos que aceitar o argumento, que não é absolutamente falso, lembramos que as bibliotecas estão aqui para resolver este problema. Apareçam, tragam sugestões!



Sobre o poder dos livros, responderam alguns dos alunos concorrentes, na última questão da prova que resolveram:

"Um livro tem poder. Não é um BUM de pura "magia" mas pode-nos mudar  pontos de vista. Com eles aprendemos de muitas maneiras, recolhendo  a informação que nos dá poder." (Rui Jorge Oliveira)"

" Um livro tem o poder de nos fazer viver diferentes personagens. Ler ajuda-nos a espairecer a cabeça e a aliviar o stress"(Lucas Pinto)

"Acredito no poder dos livros porque todos os livros têm o outro lado, algo que não conseguimos explicar, algo mágico, que nos faz viver a vida  de alguém que não somos nós." (Rui Jorge Silva)


Repararam?



É que um fator muito positivo, este ano, foi a percentagem de participação de leitores masculinos. Esteve acima da média. Boas notícias!


Continuem a ler rapazes e raparigas:)

Sem comentários:

Enviar um comentário